top of page

PALESTRANTES

Aknaton Toczek

É doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Paraná onde é aluno bolsista (CAPEs); é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. possui graduação em Direito ; especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Direito Penal e Criminologia do Instituto de Criminologia e Política Criminal - Universidade Federal do Paraná (ICPC/UFPR). Possui experiência na área de Direito Publico, com ênfase em Direito Penal e Sociologia do Crime, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Delito e Sociologia do Crime. É pesquisador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESPDH/UFPR. Pesquisador colaborador da Universidade Vila Velha no Grupo de Pesquisa em Subjetividade, Poder e Resistências. É professor de Direito Penal parte geral, direito penal parte especial e criminologia; Tem como temas de pesquisa: controle social; drogas; segurança pública; e sociologia do crime.
 

André Filipe Pereira Reid dos Santos

Doutor em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), lecionando os seguintes temas: sociologia e antropologia do direito, profissões jurídicas, ensino do direito, desigualdades sociais, acesso à justiça, violência e criminalização, arte-protesto, sociedade de consumo, racismo no Brasil, movimentos sociais e cultura política brasileira.

Camila Rodrigues Jourdan

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Foi bolsista CAPES-PRODOC na Universidade Federal do Paraná (2009-2010). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas áreas de Filosofia da Linguagem, Teoria do Conhecimento, Lógica e Filosofia. Contemporânea.

Cristiana Losekann

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professora adjunta em Ciência Política do curso de graduação de pós-graduação em ciências sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem produzido pesquisas sobre: processos de participação na política ambiental no Brasil; a mobilização do direito como repertório de ação coletiva nas questões ambientais; os efeitos do uso de recursos judiciais para mobilizações sociais e para a produção de mudanças institucionais. Produz, ainda, estudos no âmbito da teoria política contemporânea, sobretudo, acerca do conceito de sociedade civil e de suas tensões com vertentes teóricas críticas

Edson Passetti

Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, politica, abolicionismo penal, sociedade de controle e estado. Coordenou o Projeto Temático FAPESP Ecopolítica: governamentalização planetária, novas institucionalizações e resistências na sociedade de controle (2010-2015). Coordena o Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária PUC-SP www.nu-sol.org) e a Revista Ecopolítica (http://revistas.pucsp.br/ecopolitica).

Euzeneia Carlos

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e graduada em Ciências Sociais. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordena o Núcleo Participação e Democracia (NUPAD) da UFES e é pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Atualmente é coordenadora do PIBID Ciências Sociais e foi coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais da UFES. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Cultura e Política e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, sociedade civil, participação, instituições participativas, democracia participativa e políticas públicas.

João da Mata

Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / UL - Universidade de Lisboa/Portugal, com investigação voltada ao atravessamento das Dinâmicas de Grupo e a Autogestão. Doutor em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF - Universidade Federal Fluminense (2010), com investigação voltada ao encontro entre Psicologia, Corpo e Política Libertária. Mestre em Filosofia pela UGF - Universidade Gama Filho (2007), com a Dissertação "O Materialismo Hedonista de Michel Onfray" e graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2002). Tem experiência na área de Psicologia, Dinâmicas de Grupo e Autogestão com ênfase em Somaterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Wilhelm Reich, Somaterapia, Anarquismo, Corpo, Política e Práticas de Liberdade. Pesquisador e difusor da Somaterapia no Brasil e na Europa há mais de 20 anos.

Márcia Barros Ferreira Rodrigues

Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais da UFES. Doutora em História Social pela USP - Universidade de São Paulo (2000), Especialista em sociologia política pela PUC/Rio. Graduação em Ciências Sociais pela UFF. Dois Pós-doutorados em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense - UFF, Atualmente exerce o cargo de Professora Titular na Universidade Federal do Espírito Santo, pelo Departamento de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Violência e pensamento político brasileiro. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: História e cultura religiosa, Política e subjetividades a partir da perspectiva da psicopatologia fundamental na contemporaneidade, sociologia urbana e violência, Indiciarismo e pensamento político e social brasileiro, especialmente Gilberto Freyre. Exerce ainda a função de Coordenadora Geral do NEI - Núcleo de Estudos Indiciários, onde executa ações de direção em diversos projetos de pesquisa, cursos e atividades de extensão. Foi professora do quadro permanente no PPGHIS - Programa de Pós- Graduação em História Social das Relações Políticas no período de 2003-2016 e atua no PGCS- Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na UFES no quadro permanente. Exerceu, o cargo de vice-coordenadora do PPGHIS de 2007-2010. Consultora na área de políticas públicas com ênfase em violência urbana e juventude a na área de prevenção e realização de diagnóstico sócio-criminal. Coordenou de (2010-2012) o Programa Fazer Brasil, que se constitui num programa interestadual para prevenção a criminalidade juvenil e reintegração de egressos do sistema socioeducativo e do sistema penal no ES. Foi consultora da ONU-HABITAT em Vitória - ES de março de 2011 a agosto de 2011. Atualmente coordena 2 pesquisas pela FAPES (Fundação de Amparo a Pesquisa do ES) sobre dinâmica do homicídio nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Realiza estudos de pós-doutorado no PGSD e LPC da UFF com o projeto intitulado "Casa Grande & Senzala: o mal estar na civilização luso tropical".

Marco Aurélio Borges Costa

Graduado em Ciências Sociais, especialista em Psicopedagogia e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Uenf (bolsista FAPERJ). Doutor em Ciências Humanas/Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista Cnpq).Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Cidadania, Conflito e Violência Urbana, no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atuando no Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense como recém doutor.

Maria da Gloria Gohn

Maria da Gloria Gohn

Possui graduação em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1970), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1983) e Pos Dutorado pela New School University, N.York.(1997). Bolsista I A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), foi bolsista da Fundação Rockfeller em Belágio, Itália (2000) e da UNESCO em Santiago do Chile (1989). Professora titular aposentado da Fac. Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)e Profa Visitante Senior da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi .Profa visitante da Universidade de Madri (2010), e da Universidade de Córdoba/Argentina (2010). É membro do Nominations Committee da LASA- Latin America Studies Association (2015-2017) e do board de coordenação do Comite "Social Movements and Social Classes" da Associação Internacional de Sociologia (ISA).Parecerista ad hoc da avaliação de periódicos - SciELO,é parecerista do CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi membro do Corresponding editors - International Journal Of Urban And Regional Research. Membro de comitê acadêmico do CNPq, área Sociologia (2007-2010), e membro do Comitê do Programa Editorial do CNPq (2011). Em 2010 teve sua autobiografia selecionada e incluída no DESSA-Dictionary of Eminents Social Sciences Scientists, da Fundação Mattei Dogan, Paris. Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Políticas Sociais atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, participação social, educação não-formal, associativismo e cidadania.Publicou 18 livros de autoria individual e inúmeros capítulos em coletâneas. Dentre seus livros destacam-se "Teorias dos Movimentos Sociais (Loyola, 2014, 11a ed); "Historia dos Movimentos e Lutas Sociais" (Loyola, 2013, 8a ed.), "Novas Teorias dos Movimentos Sociais" (Loyola, 2014, 5a ed),Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo" (Vozes, 2013, 7a ed) ; "Conselhos Gestores e Participação Sociopolítica" (Cortez, 2016, 8a ed); "Movimentos Sociais e Educação" (Cortez, 2012, 8a ed); e Sociologia dos Movimentos Sociais (Cortez, 2014, 2a ed); Manifestações de Junho de 2013 no Brasil e Praças dos Indignados no mundo (Vozes, 2014).

Pedro Rodolfo Bodê de Moraes

Concluiu estagio pós-doutoral (IESP-UERJ), doutor em sociologia (IUPERJ), mestre em antropologia social (PPGAS/MN/UFRJ) e graduado em ciências sociais (UFF). Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito ambos da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.

Peter Pál Pelbart

Possui graduação em Filosofia pela Sorbonne (Paris IV- 1983) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha com Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Deleuze, Foucault, tempo, loucura, subjetividade, biopolítica.

Rovena Furtado Amorim

Mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha na linha de pesquisa Justiça, direitos humanos e cidadania (2016). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV (2014), onde foi pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa Direito, Sociedade e Cultura e Co-coordenadora e colaboradora voluntária no Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade - NEGS (2014). Advogada e Integrante do MAD - Movimento Advocacia pela Democracia. Foi da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, ambas da OAB/ES (2015). Atuando principalmente nos seguintes temas: Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Direito Criminal, Criminologia e Estudos de Gênero e Sexualidade.

Salvador Andrés Schavelzon

Atualmente atua como Professor e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo. É Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ (2010). Possui graduação em Ciencias Antropológicas pela Universidad de Buenos Aires (2003), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e atuou como professor e pesquisador visitante na Universidade de Califórnia (Davis). Título da Tese de doutorado: ?A Assembléia Constituinte da Bolívia: Etnografia de um Estado Plurinacional?, publicada como livro na Bolívia em 2012, com nova versão editada em 2013. Tem publicações sobre Cosmopolítica Indígena, Antropologia do Estado, Estados Plurinacionais, América Latina, Teorias Nativas sobre o Estado.

Thiago Moreira de Souza Rodrigues

Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Relações Internacionais pela PUC-SP; com estágio doutoral, em 2007, no Institut des Hautes Études de lAmérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF é professor na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, desde 1999, pesquisador no Núcleo de Sociabilidade Libertária (Nu-Sol) da PUC-SP. Coordenador do projeto "Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil", financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq (2014-2016). Membro do corpo editorial de journals como International Political Sociology (ISA), Contexto Internacional (IRI-PUC Rio), Verve (PUC-SP). Parecerista ad hoc para journals: Revista Brasileira de Política Internacional (IBRI), Revista Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS), Latin American Research Review (LASA), Carta Internacional (ABRI), Revista Brasileira de Estudos da Defesa (ABED), Revista da Escola de Guerra Naval (EGN). Membro ativo das associações: International Studies Association (ISA), Latin American Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Parecerista ad hoc para FAPESP, FAPERJ e CNPq. Áreas de interesse: segurança internacional (ênfase América Latina), narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais.

bottom of page