top of page

GRUPOS   DE   TRABALHO

 

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS

✤ GT 1 - Meio-Ambiente, Governança e Territórios

Coordenadores: Profa. Dra. Teresa da Silva Rosa (PPGSP/UVV) e Prof. Dr. Augusto Mozine (PPGSP/UVV)

Essa proposta de GT pretende reunir trabalhos que façam uma reflexão sobre a temática “Meio Ambiente, Governança e Territórios”, visando :  (1) Discutir a questão ambiental enfocando a governança e os territórios a partir das práticas sociais; (2) Debater a formulação e execução de políticas públicas ambientais, urbanas ou rurais e seus impactos nos territórios e respectivas populações a partir do questionamento da noção de desenvolvimento; (3) Promover uma crítica dos debates de crescimento verde e de sustentabilidade no Antropoceno; (4) Analisar a questão sociocultural a partir de experiências indentitárias e valorização da memória e história oral das comunidades; (5) Compreender as estratégias alternativas de governança socioambiental local e internacional através de incentivo à participação social e empoderamento dos atores com o fim de promoção da cidadania ambiental.

 

✤ GT 2 - Pobreza, Exclusão Social e Políticas Públicas

Coordenadores: Profa. Dra. Maria da Penha S. Siqueira (PPGSP/UVV) e Prof. Dr. Orlando Lyra de Carvalho (PPGSP/UVV)

Este grupo de trabalho busca trazer reflexões sobre as categorias pobreza, desigualdade, as variadas exclusões da sociedade brasileiras (gênero, raça, orientação sexual, classe) e o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil. Desenvolve críticas aos problemas sociais brasileiros, aos programas sociais para o enfrentamento das exclusões no País e busca-se elementos para que as  políticas se sejam mais eficaz no Brasil.

 

✤ GT 3 – Violências, Crimes, Punições

Coordenadores: Prof. Dr. Pablo Ornelas Rosa (PPGSP/UVV) e Prof. Dr. Thiago Fabres de Carvalho (FDV)

Esse grupo de trabalho busca reunir as mais diversificadas pesquisas e pesquisadores que desenvolvam investigações sobre questões concernentes aos mais distintos tipos de violência, crimes e formas de punição, visando aprofundar leituras e discussões referentes ao Sistema de Justiça Criminal (polícia, leis e judiciário criminal, prisão), bem como a dinâmica com que opera na contemporaneidade. Desse modo, os artigos expostos poderão ser resultados de pesquisas quantitativa, qualitativa, documental e/ou de campo, proporcionando debates tanto de natureza teórica quanto metodológica e empírica.

 

✤ GT 4 – Democracia, Instituições Políticas e Atores

Coordenadores: Prof. Dr. Vitor de Angelo (PPGSP/UVV)  e Prof. Dr. Riberti Almeida (PPGSP/UVV)

 

Esse grupo de trabalho busca reunir pesquisadores que tenham como foco os atores políticos e sociais inseridos na discussão mais ampla sobre democracia e instituições políticas. Com um foco no pluralismo metodológico, busca-se reunir trabalhos que usam técnicas de investigação e análise quantitativas e qualitativas. Nesse sentido, o grupo de trabalho está aberto a trabalhos que discutam questões e temas como elites políticas, relação entre Executivo e Legislativo, teorias da democracia, partidos políticos, eleições, representação e comportamento político. Os trabalhos podem ser orientados para a apresentação de dados empíricos, a partir de pesquisas bibliográfico-documental e de campo, como entrevistas; e/ou para o debate de natureza metodológica acerca dos temas contemplados neste grupo de trabalho.

 

✤ GT 5 – Cidades, Espaços Públicos e Sociabilidades Urbanas

Coordenadoras: Profa. Dra. Manuela Blanc (PPGSP/UVV) e Profa. Dra. Michele Ramos de Angelo (PPGARQ/UVV)

 

Esse grupo de trabalho se propõe a discutir experiências sociais no contexto urbano, as dinâmicas entre grupos, redes sociais e indivíduos, suas práticas e sociabilidades, conferindo destaque para as relações que se tensionam na cidade contemporânea, no que diz respeito ao uso e apropriação de diferentes tipos de espaço de uso público.  O GT tem ainda como objetivo avançar na compreensão dos modos de interação no espaço público, bem como possíveis apropriações de tais contextos em função do desenvolvimento de práticas de sociabilidade entre diferentes atores urbanos.

 

✤ GT 6 - Direitos Humanos, Refugiados e Minorias Sociais

Coordenadores: Profa. Dra. Viviane Mozine (PPGSP/UVV), Prof.  Dr. Humberto Ribeiro Jr. (PPGSPo/UVV) e Profa. Dra. Maria Cristina Dadalto (UFES)

 

Esse GT procura colocar em diálogo as políticas de Direitos Humanos em nível global. Espera-se trabalhos nas interfaces do direito, das relações internacionais, da antropologia, da sociologia, da história, da geografia, da ciência política, da economia e da psicologia. Estudos sobre políticas públicas e direitos humanos cuja abordagem sejam voltadas para as minorias, para os refugiados, apátridas, asilados, perseguição e xenofobia também são esperados.

Debatedor/a:

 

✤ GT 7 – Programas de Governo, Tecnologias Sociais e Regulações Contemporâneas

Coordenadores: Prof.  Dr.  Acácio Augusto (PPGSP/ UVV) e Profa. Dra. Adriana Amaral Ferreira (UFES)

 

Há uma tendência comum em ver os programas sociais de governo e tecnologias sociais promovidas por parcerias público privadas (entendidas como políticas públicas ou inclusive business) pela lente de uma dicotomia entre maus ou bons em si. Esse julgamento operado pelo senso comum provoca um afastamento da dimensão analítica preocupada em seu funcionamento e seus efeitos variados nas condutas. Como esses programas traduzem reivindicações de movimentos políticos? Como podem operar enquanto captura de contestações e tecnologias de gestão da pobreza e da violência? Este GT pretende receber trabalhos que problematizem os programas e tecnologias sociais na tensão ou gestão compartilhada de lutas políticas e práticas de governo do Estado e/ou da chamada sociedade civil organizada. São meios para emancipação de grupos sociais ou tecnologias de gestão e regulações contemporâneas?

 

✤ GT 8 – Gênero e Diversidade Sexual: Saberes e Práticas de Resistências

Coordenadores:  Prof. Dr.  Jésio Zamboni (UFES), Profa. Dra. Carmen Hein de Campos (PPGSPo/UVV) e Profa. Dra. Cristina Grobério Pazó (FDV).

 

Pretende-se reunir investigações e debates que problematizem as opressões de gênero e sexualidade, com base empírica ou teórica, que levem em conta o contexto atual das minorias no Brasil, suas lutas políticas e sociais, assim como as perspectivas e desafios para a transformação social. Busca-se também reunir reflexões sobre a capacidade do direito, das políticas públicas e dos movimentos sociais em promover resistências e emancipações no que se refere a questões sexuais e de gênero, assim como a efetivação de direitos e liberdades.

bottom of page